segunda-feira, 4 de março de 2013

Algumas mudanças no Pibid Letras

Por Eduardo Alves dos Santos (Curso de Letras: Português e Espanhol/ UFFS)

    2013 começou agitado no subprojeto Pibid do Curso de Letras. Como o projeto funciona doze meses por ano, não houve aquela parada na virada de ano (as férias), ou seja, as atividades de leituras e organizações para oficinas, dentre outras, ocorreram normalmente. Contudo, parece que o ano começou com um ar de renovação dentro do subprojeto de Letras. Um dado interessante (e complicado) de se apresentar é o de que apenas três acadêmicos dos que começaram no projeto na primeira seleção (aproximadamente na metade de 2011) ainda continuam no mesmo. De seis restaram três, sendo que destes que não mais participam do PIBID apenas um continua frequentando o curso, o acadêmico Lucas Sidnei Carniel, que por opção pessoal resolveu regressar à sua cidade de origem (Francisco Beltrão), o que dificultou a permanência do mesmo no projeto. Lucas se desligou do projeto no início de 2012.
    Os outros estudantes que passaram pelo PIBID são Patrícia dos Santos, Cássia Bellé, Mônica de Paula, Josiane de Souza, as quais também não deram sequência com o curso, o que vem reforçar a ideia de que mesmo com bolsa a permanência na graduação nem sempre é possível. Por motivos diversos, essas acadêmicas optaram ou por ir aventurar-se em outros mares do conhecimento ou apenas escolheram esperar outro momento para prosseguir com a formação. O que nos resta é torcer para que todos que por aqui passaram tenham sorte no caminho que trilharem. Um abraço a todos os ex (e ao mesmo tempo, eternos) pibidianos do Curso de Letras. Também deixamos, mais uma vez, uma abraço especial para a querida professora Valéria Barbiero, que deixou, há pouco tempo, de ser nossa supervisora no Colégio Doze de Novembro.
    Deixando as despedidas (ou melhor dizendo, recordações, uma vez que alguns já saíram há um certo tempo) para trás, damos agora as boas-vindas para os que chegaram mais recentemente (e que ainda não receberam um recado “formal” de boas-vindas: professora Jane Terezinha Lorenzetti Fontana, nova supervisora no Colégio Doze de Novembro, e os estudantes João Carlos Rossi, Cristiane Wisnievski e Lucas Felipe Zvetz Duarte.