O PIBID de Letras, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, já iniciou suas atividades.
Por Patrícia dos Santos
Os acadêmicos Lucieli, Débora, Josiane, Alceni e Patrícia
ao lado do Prof. Sérgio, no Colégio Doze de Novembro.
|
Os acadêmicos Alceni Langner, Débora Aiala, Lucas Carniel, Lucieli Dalcanalle, Josiane Ribeiro e Patrícia dos Santos, aprovados em processo seletivo que ocorreu no primeiro semestre de 2011, já estão participando de reuniões de estudos orientadas pelos professores do Curso de Letras, Sérgio Massagli (coordenador do projeto), Clóvis Butzge e Saulo Thimóteo (colaboradores). O grupo ainda conta com a supervisão da professora do Colégio Estadual Doze de Novembro, Valéria Barbiero.
Os encontros acontecem duas vezes por semana. Orientados por um professor, são realizados debates sobre as leituras que estão sendo feitas pelos acadêmicos com o intuito de prepará-los para desenvolverem trabalhos com os alunos do Colégio Doze, relacionados com o tema “leitura”.
Os bolsistas também estão participando da vida escolar. No dia 03 de agosto estiveram presentes, juntamente com os professores, na reunião de pais e mestres que aconteceu no Colégio Doze de Novembro. Na ocasião, o grupo foi apresentado aos pais, que foram informados sobre as atividades que serão desenvolvidas com os alunos, e orientados sobre a importância da participação dos mesmos nas oficinas que serão ofertadas, no contra turno, pelo Curso de Letras da UFFS.
Na última sexta-feira, 12, os acadêmicos dividiram-se em dois grupos para visitar a instituição, a fim de conhecer sua estrutura, os professores, os funcionários, o acervo da biblioteca etc. O acadêmico Alceni Langner falou ao Comunica sobre como foi esse reencontro com o colégio, já que foi aluno da instituição: “Entrar em contato com o ambiente escolar me proporcionou uma releitura de situações, contatos e vivências que tive durante meu percurso no Ensino Básico”.
O professor Sérgio Massagli também conversou com o Comunica, e comentou quais suas primeiras impressões neste início de atividades: “Agora, já no segundo mês de funcionamento do PIBID e após alguns encontros de planejamento das atividades, é possível notar que o nosso projeto está ganhando forma. É um projeto que tem como objetivo primeiro colocar o licenciando em Letras em contato coma realidade de sua futura profissão, de forma que possa vincular a teoria à prática”
Além disso, o professor Sérgio falou sobre a importância de um trabalho que vise a formação de cidadãos leitores: “Muito frequentemente, no estudo da literatura privilegia-se o polo da produção, isto é, do autor e do texto e relega-se a um segundo plano o polo da recepção, ou seja, o papel do leitor de um co-criador durante o ato de leitura. É o leitor quem atribui sentido ao texto. Aliás, mais do que sentido, atribui um valor àquilo que lê. Daí a importância de se preparar um leitor mais crítico, com maior competência para formar um juízo mais criterioso acerca do mundo que o rodeia, porque a leitura da palavra e a leitura do mundo são indissociáveis.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário