segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Tendo em vista a importância do leitor no processo educacional, especialmente uma leitura de qualidade, reflexiva, o subprojeto PIBID/Realeza propõe formar um leitor que saiba buscar sentidos, atingir significações ; que trabalhe com vários tipos de texto, amplie seus horizontes de expectativas e diminua a assimetria existente entre ele e o texto. Pelo fato de a leitura caracterizar-se sobretudo como uma “comunicação diferida”, o passado presentifica-se no ato de ler, e o leitor deve buscar tal presentificação na diacronia para ler a sincronia.

Nesse processo de presentificação, e sempre visando reduzir a assimetria com o leitor, o texto deve ser tomado em suas múltiplas dimensões – lingüística; textual; interacional; discursiva; cognitivo-conceitual; e estética – de modo a fazer o aluno refletir sobre as materialidades significantes, sempre relacionando o texto ao seu contexto e às outras disciplinas com as quais ele dialoga. Um texto não é um objeto isolado no mundo: ele possui relações com outros textos produzidos por outros sujeitos em diferentes espaços e tempos. O professor atentará para isso no momento da relação entre a teoria e a prática, colocando o aluno em um lugar de diálogo com o material apresentado e as realidades que o constituem.

Os objetivos a serem atingidos são:

1. Objetivo geral:
Identificar as causas que contribuem para o baixo nível de criticidade e o decorrente processo de alienação cultural existente na educação básica para, com base neste conhecimento, enfrentar o problema, lançando mão de metodologias diferenciadas e eficazes e, ao mesmo tempo, contribuindo a formação docente dos licenciando do Curso de Letras Espanhol da UFFS/Realeza.

2. Objetivos Específicos:

§ Entender em que ponto a escola, como propulsora do conhecimento formal, contribui pouco, ou não contribui, para a formação de leitores mais críticos;

§ Incrementar a leitura no âmbito escolar;

§ Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leituras afins, visando enriquecer o diálogo interdisciplinar e o aprendizado global;

§ Apresentar aos bolsistas abordagens que ampliem a noção de leitura, leitor e texto;

§ Contribuir para a aproximação entre teoria e prática na formação do futuro docente.

O projeto será estruturado em oito (08) módulos a serem desenvolvidos através de da realização de atividades de leitura e discussão de textos, grupos de estudos e oficinas, visando conciliar teoria e prática:

1. Teorias da leitura (Os vários enfoques dados à leitura. O ponto de vista da hermenêutica, estrutural e semiótica).

2. Texto, Leitor e Leitura (Os limites da leitura e a intervenção do leitor (O leitor. Horizontes de expectativas. Redução de assimetria cognitiva. Os pontos de vista do texto).

3. O intertexto (Conceitos de intertextualidade, polifonia e dialogismo. Aplicação a diferentes gêneros discursivos: referências implícitas e explícitas, observação de pontes de sentidos)

4. A leitura do texto literário (Ambigüidades. Vazios a serem preenchidos).

5. A leitura do texto jornalístico (A lateralidade informativa. A lateralidade ideológica. A imprensa periódica no Brasil. Artigo, noticia. e crônica).

6. A Leitura Fílmica (Leitura estrutural do Cinema. Identidade e Colonização Cultural. Cinema documental e ficção).

7. A Leitura do Texto Não-verbal (A pintura. A escultura. A fotografia. Semiótica dos textos plásticos. Símbolos. Ícones).

8. A leitura das letras da MPB (Hisctória, cultura e poesia em diálogos)
As atividades previstas para o desenvolvimento do Programa de Iniciação à Docência no âmbito do curso de Letras da UFFS serão integradas com aquelas relativas aos componentes curriculares relacionados à prática e estágios curriculares, bem como com as atividades de extensão e pesquisa desenvolvidas por professores e acadêmicos do Curso.

Participantes (2011):
Coordenador: Prof. Dr. Sérgio Roberto Massagli
Bolsistas: Patrícia dos Santos, Josiane T. Ribeiro de Souza, Alceni Elias Langner, L Lucas Sidnei Carniel, Débora Karina Aiala, Lucieli Dalcanalle
Supervisores: Valéria Barbiero Kohl
Colaboradores: Prof. Ms. Clóvis Alencar Butzge, Prof. Ms. Saulo Gomes Thimoteo



Nenhum comentário: